INGREDIENTES
- 1 peça de picanha;
- sal grosso moído;
- pimenta-da-jamaica ou outra suave de aroma forte.
Para escolher a picanha, considere principalmente o peso. Uma picanha deve ter o peso máximo por volta de 1 Kg. Peças mais pesadas vem com carne de segunda junto, e claro, você estará pagando preço de picanha por ela.
Neste exemplo, escolhemos uma peça de aproximadamente 650gr com pouca gordura. Se preferir, peça para o açougueiro limpar e fatiar com 1 dedo de espessura.
Caso você limpe em casa, com uma faca bem afiada, muito afiada, retire toda a gordura extra. Deixe somente a capa de gordura que dará o sabor e umidade na carne.
Usar uma churrasqueira elétrica. Se você fizer na brasa, os princípios serão os mesmos, porém prefira fatias mais grossas.
Vamos preparar a churrasqueira elétrica. Coloque água apenas o suficiente para cobrir o fundo da bandeja, e deixe esquentar bem. Uns 10 minutos pelo menos.
Coloque as fatias de picanha na parte central da churrasqueira apenas, que é a área mais quente. Imediatamente passe o sal grosso moído e a pimenta moída. Conte até 5 e vire, passe sal e pimenta novamente, conte até 5 e vire.
Isso irá selar a carne e evitar que o suco da carne saia deixando a carne saborosa e macia.
Não fique virando a carne, deixe ela lá assando até que forme por cima uma leve camada de sangue. Aí vire.
O ponto irá variar do seu gosto e de seus convidados. Eu retiro quando a carne não está mais soltando sangue, mas ainda fica umedecida por cima. Dessa forma, no meio ainda estará levemente vermelha indicando o ponto, porém sem sangue, como preferimos.